SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3DESAFÍOS Y TRÁMITES RELACIONADOS AL ENFRENTAMIENTO DE LOS DOCENTES HACÍA UN CURRÍCULO INNOVADOR: EL CURSO MÉDICO DE UNA UNIVERSIDAD PÚBLICACULTURA Y CURRICULUM: UN DIÁLOGO DEL CONTEXTO EN PRÁCTICAS SUPERVISADAS EN ESPACIOS EDUCATIVOS NO ESCOLARES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

NAKAO, Osvaldo Shigueru. DESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UM CURSO COOPERATIVO NA USP. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1235-1253.  Epub 01-Dic-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1235-1253.

O artigo objetiva publicizar, por meio de análise descritiva, os desafios e impactos enfrentados pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), durante os períodos de implantação e implementação do modelo de Educação Cooperativa no currículo dos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia de Produção e Engenharia Química. Para tanto, emprega-se a pesquisa bibliográfica, recorrendo principalmente a Pacheco e Masetto (2007), Matai e Matai (2001), Morais (2005), Nakao, Grimoni e Turbino (2009), Nakao et al (2018) e a pesquisa documental referente ao Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia da EPUSP. Os resultados apresentados destacam os benefícios auferidos pelos cursos que empregaram a Educação Cooperativa como norteadora de seu currículo.

Palabras clave : Educação Cooperativa; Currículo Inovador; Escola Politécnica USP.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )