SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3DESAFÍOS EN LA APLICACIÓN Y ANTENIMIENTO DE UN CURSO COOPERATIVO EN LA USPINOVACIÓN EN EDUCACIÓN SUPERIOR Y FORMACIÓN POR COMPETENCIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

PEREIRA, Ana Lúcia Nunes; MIRANDA, Helga Porto  y  HAGE, Maria do Socorro Castro. CULTURA E CURRÍCULO: UM DIÁLOGO A PARTIR DO CONTEXTO NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO ESCOLARES. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1254-1274.  Epub 01-Dic-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1254-1274.

Esse artigo tem como objetivo apresentar uma discussão em torno da cultura e do currículo a partir dos estágios supervisionados em espaços educativos não escolares. Partimos da questão: Qual a relevância do diálogo entre a cultura e o currículo, a partir dos estágios supervisionados em espaços educativos e não escolares? Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e o referencial teórico fundamenta-se nas concepções de Bauman (2012), Gimeno Sacristán (2002); Grundy (1991); Feldmann (2009); Freire (1967, 1987, 1983) e Gohn (2010). As ideias dos autores nos possibilitaram a compreensão dos espaços onde se desenvolvem o estágio curricular supervisionado, assim como a compreensão acerca de cultura, de currículo e de formação do professor. O estudo nos aponta, ainda, a relevância dos campos formativos e mostra os espaços não escolares como um deles, que integra múltiplos saberes, culturas e amplia a complexidade da formação.

Palabras clave : Estágio; Espaços não escolares; Currículo; Cultura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )