SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3CULTURA Y CURRICULUM: UN DIÁLOGO DEL CONTEXTO EN PRÁCTICAS SUPERVISADAS EN ESPACIOS EDUCATIVOS NO ESCOLARESEDUCACIÓN DE QUILOMBOLA: ANÁLISIS DE UM PROYECTO DE EXTENSIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

MASETTO, Marcos Tarciso. INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1275-1297.  Epub 01-Dic-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1275-1297.

Esta pesquisa sobre a Formação de Profissional Competente e o respectivo processo de formação possui três objetivos: (i) do ponto de vista teórico, trazer a reflexão sobre a Formação de um Profissional Competente à luz de Perrenoud (2013) e Gimeno Sacristán (2011); (ii) do ponto de vista experiencial, adaptar e aplicar os conceitos teóricos de formação de um profissional competente a um curso de formação de profissionais da educação; (iii) discutir e analisar os grandes impactos que incidiram sobre o Curso de Formação de Docentes, como os enfrentamos e os superamos. Empregamos a abordagem metodológica de Pesquisa Exploratória, para o estudo dos dois cursos nos quais aplicamos os conceitos dos referidos autores. Os resultados mostram que este projeto se construiu tendo como eixos fortes o conceito de agir com competência e a parceria entre professor e alunos.

Palabras clave : Formação por competência; Formação para a docência; Agir competente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )