SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3INNOVATION IN UNIVERSITY EDUCATION AND FORMATION BY COMPETENCIESMUSEUM AND CULTURAL EDUCATION: CURRICULAR INNOVATION IN CONTEMPORANEITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

FELDMANN, Marina Graziela  and  CABRAL-LIBORIO, Andréia Regina Silva. EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: ANÁLISE DE UM PROJETO DE EXTENSÃO. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1298-1314.  Epub Dec 01, 2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1298-1314.

Este artigo partiu da problemática: Como a Educação Não Formal pode contribuir para o resgate da história e memória de uma comunidade de remanescentes de quilombo? Objetiva promover a valorização da cultura e o protagonismo quilombola. A base teórica apoia-se nas contribuições de Geertz, Gohn, Moreira e Candau, Andrade, Santos e Freire. A metodologia ancora-se na abordagem qualitativa, por meio da análise de documentos do projeto de extensão realizado em uma comunidade quilombola e das ações locais. Os resultados evidenciam que o protagonismo quilombola é importante para a valorização e para reafirmação do sentimento de pertença ao território e identidade quilombola. Constatou-se que a educação não formal pode ser uma importante aliada na luta para a valorização étnica-cultural deste povo.

Keywords : Educação não formal; Cultura; Protagonismo quilombola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )