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Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

FELDMANN, Marina Graziela  y  CABRAL-LIBORIO, Andréia Regina Silva. EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: ANÁLISE DE UM PROJETO DE EXTENSÃO. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1298-1314.  Epub 01-Dic-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1298-1314.

Este artigo partiu da problemática: Como a Educação Não Formal pode contribuir para o resgate da história e memória de uma comunidade de remanescentes de quilombo? Objetiva promover a valorização da cultura e o protagonismo quilombola. A base teórica apoia-se nas contribuições de Geertz, Gohn, Moreira e Candau, Andrade, Santos e Freire. A metodologia ancora-se na abordagem qualitativa, por meio da análise de documentos do projeto de extensão realizado em uma comunidade quilombola e das ações locais. Os resultados evidenciam que o protagonismo quilombola é importante para a valorização e para reafirmação do sentimento de pertença ao território e identidade quilombola. Constatou-se que a educação não formal pode ser uma importante aliada na luta para a valorização étnica-cultural deste povo.

Palabras clave : Educação não formal; Cultura; Protagonismo quilombola.

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