SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3MUSEO Y FORMACIÓN CULTURAL: INNOVACIÓN CURRICULAR EN LA CONTEMPORANEIDADCURRÍCULUM Y CONTEXTO MULTICULTURAL: SIGNIFICADOS DESDE LA REALIDAD VIVIDA EN LA FORMACIÓN DOCENTE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

CAMARGO, Rosa Maria Bortolotti de  y  SARTURI, Rosane Carneiro. QUEM ESCONDEU O RITMO OCULTO? UM ESTUDO COMPARADO ENTRE OS RITMOS ESCOLARES NO BRASIL E NA FRANÇA. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1336-1358.  Epub 01-Dic-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1336-1358.

Neste estudo, considerou-se o Ritmo Escolar como o componente do currículo escolar responsável pela estruturação, organização do tempo escolar e extracurricular. O objetivo foi analisar como os Ritmos Escolares, no Brasil e na França, se manifestam nos cotidianos escolares, considerando o exemplo de duas escolas públicas de periferia, uma em cada país. O tempo passado na escola foi estudado a partir de uma visão crítica do currículo, na perspectiva do formal, real e oculto. A investigação comparada constatou que no Brasil e na França o Ritmo Escolar estabelece uma relação de causalidade com o sucesso, fracasso escolar e social, por meio da ideia de que (re) organização, criação, melhoramento e qualificação dos diferentes tempos e espaços escolares são fatores importantes para diminuir as desigualdades escolares e, consequentemente, as sociais, sobretudo, das crianças oriundas das camadas mais populares.

Palabras clave : Ritmo escolar; Ritmo formal; Ritmo oculto; Cotidianos escolares..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )