SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3¿QUIÉN ESCONDIO EL RITMO OCULTO? UN ESTUDIO COMPARATIVO ENTRE LOS RITMOS ESCOLARES EN BRASIL Y EN FRANCIAAUTONOMÍA CURRICULAR EN LA VOZ DOCENTE: SIGNIFICADOS POLÍTICOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

OLIVEIRA, Elialdo Rodrigues  y  CHIZZOTTI, Antonio. CURRÍCULO E CONTEXTO MULTICULTURAL: SIGNIFICAÇÕES A PARTIR DA REALIDADE VIVIDA NA FORMAÇÃO DOCENTE. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1359-1380.  Epub 01-Dic-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1359-1380.

Este artigo apresenta um estudo sobre o currículo na formação de professores, considerando o contexto multicultural de Roraima. Problematizando o currículo em contexto multicultural, definiu como objetivo conhecer possibilidades e limitações do currículo na formação de professores em contexto multicultural, considerando a interseção que existe entre o currículo e a cultura como indutores de uma educação que tenha um papel social reflexivo, crítico, criativo e, portanto, significativo. Toma como percurso metodológico a modalidade de pesquisa fenomenológica, a partir da compressão husserliana, usando a descrição qualitativa como principal método. As significações expressas nos relatos de experiências permitiram alcançar resultados que apontaram limitações como a falta de atenção do currículo à realidade local, ausência de conhecimento sobre a organização curricular e as disputas por poder político hegemônico. Como possibilidade destaca a importância de uma matriz curricular com intencionalidade multicultural na amenização de problemas relacionais e de ensino e aprendizagem, assim como a valorização de princípios de respeito e tolerância e autonomia do sujeito de se pensar e pensar seu mundo a partir de sua cultura.

Palabras clave : Currículo; Contexto multicultural; Formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )