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Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

ALBINO, Ângela Cristina Alves. AUTONOMIA CURRICULAR NA VOZ DOCENTE: SIGNIFICAÇÕES POLÍTICAS. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1381-1402.  Epub Dec 01, 2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1381-1402.

A autonomia é uma palavra-chave no texto das políticas educacionais das últimas décadas e assume uma multiplicidade de sentidos que atende, desde os fundamentos que definem os modelos de gestão democrática até os princípios de orientação curricular. Assim, o presente estudo busca analisar e contemplar a voz docente na significação da autonomia, ancorada a um momento de decisão curricular, qual seja, o projeto político-pedagógico. O estudo infere que a autonomia, no contexto docente, assume uma multiplicidade discursiva que não significa apenas liberdade para fazer algo, mas ainda um ideal a ser alcançado que está ancorado à formação docente. A autonomia foi entendida como requisito político relacional que extrapola as instâncias de regulamentação institucional.

Keywords : Autonomia; Currículo; Docente.

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