SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3CURRÍCULO E CONTEXTO MULTICULTURAL: SIGNIFICAÇÕES A PARTIR DA REALIDADE VIVIDA NA FORMAÇÃO DOCENTEOS GOVERNOS PETISTAS NA CIDADE DE SÃO PAULO: DA RESISTÊNCIA AO ALINHAMENTO ÀS AVALIAÇÕES EXTERNAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

ALBINO, Ângela Cristina Alves. AUTONOMIA CURRICULAR NA VOZ DOCENTE: SIGNIFICAÇÕES POLÍTICAS. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1381-1402.  Epub 01-Dez-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1381-1402.

A autonomia é uma palavra-chave no texto das políticas educacionais das últimas décadas e assume uma multiplicidade de sentidos que atende, desde os fundamentos que definem os modelos de gestão democrática até os princípios de orientação curricular. Assim, o presente estudo busca analisar e contemplar a voz docente na significação da autonomia, ancorada a um momento de decisão curricular, qual seja, o projeto político-pedagógico. O estudo infere que a autonomia, no contexto docente, assume uma multiplicidade discursiva que não significa apenas liberdade para fazer algo, mas ainda um ideal a ser alcançado que está ancorado à formação docente. A autonomia foi entendida como requisito político relacional que extrapola as instâncias de regulamentação institucional.

Palavras-chave : Autonomia; Currículo; Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )