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Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SOUSA, Mauricio de. OS GOVERNOS PETISTAS NA CIDADE DE SÃO PAULO: DA RESISTÊNCIA AO ALINHAMENTO ÀS AVALIAÇÕES EXTERNAS. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1403-1424.  Epub 01-Dez-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1403-1424.

Este artigo traz uma análise da trajetória da política de avaliação educacional no ensino fundamental, adotada durante os três governos petistas na cidade de São Paulo: Luiza Erundina (1989-1992), Marta Suplicy (2001-2004) e Fernando Haddad (2013-2016). Para a realização do presente estudo, optou-se como elemento norteador da análise por uma pesquisa documental sobre o tema supracitado, em cada um desses governos. Em seguida, discutem-se dois modelos teóricos sobre a avaliação educacional. O texto mostra a avaliação numa perspectiva inclusiva, formativa, dialógica e democrática, além de abarcar a avaliação numa perspectiva da perfomatividade. Esta última valoriza o desempenho dos estudantes, e esse modelo vem sendo aprimorado com as políticas de avaliação externa em larga escala. Conclui-se, então, que os dois primeiros governos petistas se aproximaram do primeiro modelo de avaliação. No governo de Marta Suplicy, chegou-se a negar a avaliação externa em larga escala, elaborada à época pelo governo federal. Todavia, o governo Haddad adotou uma política de avaliação educacional que manteve práticas do discurso neoliberal, como os direitos de aprendizagem, sinônimo de direito à educação, e a avaliação educacional restrita à melhoria dos índices nas avaliações externas.

Palavras-chave : Avaliação educacional; Políticas educacionais; Ensino municipal.

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