SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3PETISTAS GOVERNMENTS IN SAO PAULO CITY: FROM RESISTANCE TO ALIGNMENT TO EXTERNAL EVALUATIONSHIGH SCHOOL AND DISTANCE EDUCACTION: IS A RELATIONSHIP POSSIBLE? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

CAMARGO, Eliana Nardelli de  and  REIS, Patrícia Rodrigues Carvalho dos. (DES)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE: POSSIBILIDADES E LIMITES EM TEMPOS DE TECNOLOGIAS MÓVEIS. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1425-1446.  Epub Dec 01, 2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1425-1446.

Esse artigo tem como objetivo examinar as produções de um grupo de professores, participantes do curso de extensão Práticas Docentes no Ensino Fundamental, ao elaborarem atividades empregando recursos tecnológicos digitais, em suas aulas. Esse curso está vinculado ao Programa de Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental, oferecido pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, por meio da qual buscou-se apresentar qualitativamente a efetividade do uso de dispositivos móveis conectados à internet como potencializadores dos processos de ensino e aprendizagem. Estudos como o de Cruz (2018a, 2018b); Chizzotti (2000); Silva (2016); Zabala (2010); Moreira (2012); Freire (1996); Reis (2017), Gomes (2005); Almeida (2006); Lévy (2007) e Schön (1992) fundamentaram a escolha das ferramentas digitais bem como das práticas propostas. Esse estudo permitiu compreender, por meio dos resultados obtidos que o que se colhe nos cursos de extensão pode tornar-se objeto de pesquisa para aperfeiçoar o ensino oferecido, consolidando-se um princípio legal de indissociabilidade.

Keywords : Formação de professores; TDIC; Práticas docentes; Ensino Fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )