SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3(DES) CONSTRUCCIÓN IDENTITARIA DE LA EXTENSIÓN EN LA UNIVERSIDAD: POSIBILIDADES Y LÍMITES EN TIEMPOS DE TECNOLOGÍAS MÓVILLESTECNOLOGÍAS EN EL MOVIMIENTO DE PRODUCCIÓN CURRICULAR: DISCUTIENDO LA POLÍTICA CURRICULAR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

CASAGRANDE, Ana Lara  y  ALONSO, Kátia Morosov. ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL?. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1447-1465.  Epub 01-Dic-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1447-1465.

Este texto aborda a Educação a Distância (EaD) como estratégia de ensino a ser adotada parcialmente no Ensino Médio, conforme as novas Diretrizes Curriculares Nacionais voltadas a essa etapa (até 20% no período diurno e 30% no noturno). O Novo Ensino Médio foi proposto pela Lei n.º 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases, estabelecendo uma mudança em sua arquitetura: ampliação do tempo mínimo do estudante na escola para 1.000 horas anuais (até o ano de 2022) e nova organização curricular, flexível, que contempla a Base Nacional Comum Curricular e a oferta de diferentes itinerários formativos. Objetivamos, então, problematizar a relação entre a etapa final da Educação Básica e a EaD. Concluímos que não é viável para este momento a adoção da educação remota no Ensino Médio, pois coaduna mais com um modo de precarização da Educação, dado que a justificativa central parece assentar-se nos custos, além de desprezar o percurso ainda a ser consolidado da modalidade na Educação Superior em nosso país, visto que sua institucionalização não é considerada um processo acabado.

Palabras clave : Novo Ensino Médio; Educação a Distância; Política educacional..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )