SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3ESCUELA SECUNDARIA Y EDUCACIÓN A DISTANCIA: ¿UNA RELACIÓN POSIBLE?ESTILOS DE USO DEL ESPACIO VIRTUAL Y REDES DE APRENDIZAJE DIGITAL: CO-APRENDIZAJE E INNOVACIÓN CURRICULAR EN LA EDUCACIÓN BÁSICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

FERREIRA, Lhays Marinho da Conceição  y  ROSARIO, Roberta Sales Lacê. AS TECNOLOGIAS NO MOVIMENTO DE PRODUÇÃO CURRICULAR: DISCUTINDO POLÍTICA DE CURRÍCULO. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1466-1486.  Epub 01-Dic-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1466-1486.

Este artigo é fruto de pesquisas que se inserem no campo de discussão das “Políticas de Currículo” e buscam problematizar a contribuição das políticas educacionais no movimento político, que é discursivo (LOPES e MACEDO, 2011). A partir de discussões em um grupo de pesquisa sobre currículo em diálogo com as políticas curriculares atuais, investigamos a intensa produção político-curricular que tenta justificar a importância do uso de materiais, de tecnologias consideradas educacionais e de normas visando à regulação da prática docente nas escolas, sob a premissa de que isso garantirá uma “qualidade na educação”. Problematizamos a tecnologia como uma possível linguagem de interlocução dos atores sociais, modificando suas maneiras de pensar, de agir e de se relacionar com o mundo e com o outro. Trazemos essa discussão para pensarmos as relações e propostas de práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula em diálogo com essa outra linguagem e como ela reconfigura os processos pedagógicos. Trata-se de uma pesquisa orientada para o problema, buscando os significados em um contexto investigativo que consistiu no acompanhamento de aulas da disciplina Integração das Mídias e Novas Tecnologias (IMNT) no decorrer do segundo semestre do ano letivo de 2017, em uma instituição escolar pública localizada na periferia da cidade do Rio de Janeiro. Discutimos a partir do diário de campo e de alguns trechos de entrevistas com professores da referida disciplina. Levantamos questões que interessam ao propósito de refletir a produção do currículo no cenário social contemporâneo. As análises nos moveram para a discussão das práticas dos professores e estudantes como discursos que instituem sentido à produção política.

Palabras clave : Currículo; Tecnologia; Política de currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )