SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3TECHNOLOGIES IN THE CURRICULAR PRODUCTION MOVEMENT: DISCUSSING CURRICULUM POLICYPOLITICIZING THE DIGITAL: CONTRIBUTIONS TO THE CRITIQUE OF THE RELATIONSHIP BETWEEN EDUCATION AND TECHNOLOGY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SILVA, Maria do Rozario Gomes da Mota; OLIVEIRA, Cláudia Simone Almeida de  and  ABRANCHES, Sérgio Paulino. ESTILOS DE USO DO ESPAÇO VIRTUAL E REDES DIGITAIS DE APRENDIZAGENS: COAPRENDIZAGEM E INOVAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1487-1508.  Epub Dec 01, 2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1487-1508.

Este estudo discute os Estilos de Uso do Espaço Virtual - EUEV, as implicações nas formas de aprender em redes digitais de aprendizagem e a contribuição para a coaprendizagem como possibilidade para inovação curricular na Educação Básica. O objetivo é analisar como os EUEV se expressam nas redes e contribuem para o desenvolvimento de competências digitais. A partir de Barros (2014); Okada (2011) e Almeida (2017), dentre outros, entendemos as redes de aprendizagem como espaços para novas aprendizagens e formas de aprender e como os Estilos de Aprendizagem - EA e os EUEV colaboram para um currículo inovador para a Educação Básica. O estudo apontou que a Educação Básica precisa estar aberta às novas descobertas e conhecimentos que envolvam os novos cenários de aprendizagem e formas de aprender em rede, e os EA e EUEV dos estudantes como elementos essenciais no desenvolvimento das competências digitais para coaprender e cocriar em rede.

Keywords : Estilos de uso do espaço virtual; Redes digitais de aprendizagem; Coaprendizagem; Inovação Curricular.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )