SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3TECNOLOGÍAS EN EL MOVIMIENTO DE PRODUCCIÓN CURRICULAR: DISCUTIENDO LA POLÍTICA CURRICULARPOLITIZANDO LO DIGITAL: CONTRIBUCIONES A LA CRÍTICA DE LAS RELACIONES ENTRE LA EDUCACIÓN Y LAS TECNOLOGÍAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SILVA, Maria do Rozario Gomes da Mota; OLIVEIRA, Cláudia Simone Almeida de  y  ABRANCHES, Sérgio Paulino. ESTILOS DE USO DO ESPAÇO VIRTUAL E REDES DIGITAIS DE APRENDIZAGENS: COAPRENDIZAGEM E INOVAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1487-1508.  Epub 01-Dic-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1487-1508.

Este estudo discute os Estilos de Uso do Espaço Virtual - EUEV, as implicações nas formas de aprender em redes digitais de aprendizagem e a contribuição para a coaprendizagem como possibilidade para inovação curricular na Educação Básica. O objetivo é analisar como os EUEV se expressam nas redes e contribuem para o desenvolvimento de competências digitais. A partir de Barros (2014); Okada (2011) e Almeida (2017), dentre outros, entendemos as redes de aprendizagem como espaços para novas aprendizagens e formas de aprender e como os Estilos de Aprendizagem - EA e os EUEV colaboram para um currículo inovador para a Educação Básica. O estudo apontou que a Educação Básica precisa estar aberta às novas descobertas e conhecimentos que envolvam os novos cenários de aprendizagem e formas de aprender em rede, e os EA e EUEV dos estudantes como elementos essenciais no desenvolvimento das competências digitais para coaprender e cocriar em rede.

Palabras clave : Estilos de uso do espaço virtual; Redes digitais de aprendizagem; Coaprendizagem; Inovação Curricular.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )