SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3VIRTUAL SPACE USE STYLES AND DIGITAL LEARNING NETWORKS: CO-LEARNING AND CURRICULAR INNOVATION IN BASIC EDUCATIONTECHNOLOGIES AND VISUAL LETTERING WITH STOP MOTION IN THE FORMATTIVE CONTEXT OF BASIC EDUCATION TEACHING: EXPERIENCES REVEALED THROUGH NARRATIVE LETTERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

CRUZ JUNIOR, Gilson. POLITIZANDO O DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CRÍTICA DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1509-1530.  Epub Dec 01, 2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1509-1530.

Este ensaio tem como objetivo discutir o vínculo entre educação e tecnologias, fornecendo elementos para a crítica da educação digital, a partir da interlocução com o pensamento de Neil Selwyn. Como resultado, tem-se que o cerne do referido debate se encontra eivado por vícios explicativos e interpretativos que, no geral, derivam do determinismo tecnológico. Por fim, descrevem-se os princípios e os objetivos da sociologia digital, refletindo sobre o seu potencial analítico em relação às problemáticas que envolvem as apropriações escolares/educacionais das tecnologias de informação e comunicação.

Keywords : Educação; Tecnologias digitais; Tecnologias educacionais; Sociologia digital; Neil Selwyn.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )