SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3ESTILOS DE USO DEL ESPACIO VIRTUAL Y REDES DE APRENDIZAJE DIGITAL: CO-APRENDIZAJE E INNOVACIÓN CURRICULAR EN LA EDUCACIÓN BÁSICATECNOLOGÍAS Y LETRAS VISUALES CON STOP MOTION EN EDUCACIÓN BÁSICA: EXPERIENCIAS METODOLÓGICAS CON GRÁFICOS NARRATIVOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

CRUZ JUNIOR, Gilson. POLITIZANDO O DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CRÍTICA DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1509-1530.  Epub 01-Dic-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1509-1530.

Este ensaio tem como objetivo discutir o vínculo entre educação e tecnologias, fornecendo elementos para a crítica da educação digital, a partir da interlocução com o pensamento de Neil Selwyn. Como resultado, tem-se que o cerne do referido debate se encontra eivado por vícios explicativos e interpretativos que, no geral, derivam do determinismo tecnológico. Por fim, descrevem-se os princípios e os objetivos da sociologia digital, refletindo sobre o seu potencial analítico em relação às problemáticas que envolvem as apropriações escolares/educacionais das tecnologias de informação e comunicação.

Palabras clave : Educação; Tecnologias digitais; Tecnologias educacionais; Sociologia digital; Neil Selwyn.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )