SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3ESTILOS DE USO DO ESPAÇO VIRTUAL E REDES DIGITAIS DE APRENDIZAGENS: COAPRENDIZAGEM E INOVAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICATECNOLOGIAS E LETRAMENTO VISUAL COM STOP MOTION NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS COM CARTAS NARRATIVAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

CRUZ JUNIOR, Gilson. POLITIZANDO O DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CRÍTICA DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1509-1530.  Epub 01-Dez-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1509-1530.

Este ensaio tem como objetivo discutir o vínculo entre educação e tecnologias, fornecendo elementos para a crítica da educação digital, a partir da interlocução com o pensamento de Neil Selwyn. Como resultado, tem-se que o cerne do referido debate se encontra eivado por vícios explicativos e interpretativos que, no geral, derivam do determinismo tecnológico. Por fim, descrevem-se os princípios e os objetivos da sociologia digital, refletindo sobre o seu potencial analítico em relação às problemáticas que envolvem as apropriações escolares/educacionais das tecnologias de informação e comunicação.

Palavras-chave : Educação; Tecnologias digitais; Tecnologias educacionais; Sociologia digital; Neil Selwyn.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )