SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3POLITIZANDO O DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CRÍTICA DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

CAMAS, Nuria Pons Vilardell; FOFONCA, Eduardo  e  GALKOWSKI, Andrei Rafael. TECNOLOGIAS E LETRAMENTO VISUAL COM STOP MOTION NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS COM CARTAS NARRATIVAS. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1531-1545.  Epub 01-Dez-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1531-1545.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que identifica a percepção de um grupo de docentes sobre a adoção de imagens e da linguagem fotográfica no contexto sala de aula. A pesquisa de abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 2011; CHIZZOTTI, 2008), tem como métodos a observação participante e a análise das experiências ocorridas no âmbito de sala de aula, considerando as narrativas dos docentes participantes de um curso de formação continuada. Os resultados evidenciam que os sujeitos reconhecem a necessidade da aplicação das diferentes tecnologias em sala de aula para explorar variadas linguagens artísticas. Sendo assim, com a adoção da linguagem fotográfica e das tecnologias digitais em sala de aula, são apontadas inadequações pedagógicas e de estrutura física dos cenários educativos.

Palavras-chave : Tecnologias digitais; Fotografia; Stop motion; Letramento visual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )