SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4CURRÍCULO Y EDUCACIÓN, SOCIEDAD Y TECNOLOGÍA. IDEAS PARA INICIAR UN DEBATE EN EDUCACIÓN PRIMARIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

FERRACO, Carlos Eduardo  y  MORAES, Fabiano de Oliveira. CURRÍCULO-FABULAÇÃO: BIBLIOTECA ESCOLAR ENTRE-LINHAS DE FUGA. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1559-1579.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1559-1579.

Objetiva produzir potências e agenciamentos coletivos e políticos em fabulações curriculares presentes em oficinas literárias realizadas em uma biblioteca escolar. Fundamenta-se em autores que dialogam com a fabulação deleuziana e com a perspectiva cotidianista dos currículos. A metodologia aconteceu por intermédio da pesquisa com os cotidianos em composição com a cartografia, atenta às vozes e entrelinhas dos sujeitos praticantes dos cotidianos de uma escola de Vitória-ES em pé de igualdade com os intercessores teóricos. Apresenta conversações entre leituras, literaturas, currículos-fabulações e linhas de fuga traçadas com os cotidianos, apostando em uma dimensão fabuladora para o currículo, situando-o nas dimensões dos acontecimentos, devires e nomadismos como modo de subversão das atuais políticas educacionais normalizadoras e regulatórias e de seus efeitos de diminuição da vida e extermínio da diferença.

Palabras clave : Currículos; Cotidianos; Fabulação; Literatura menor.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )