SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4CURRÍCULO-FABULAÇÃO: BIBLIOTECA ESCOLAR ENTRE-LINHAS DE FUGANARRATIVA DE UM PROFESSOR HUNI KUIN: A CONDIÇÃO DE SER O “OUTRO” NA ESCOLA DA CIDADE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

RUEDA MATEOS, Antonio  e  AMAR RODRIGUEZ, Víctor. CURRICULUM E EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E TECNOLOGIA. IDEIAS PARA INICIAR UM DEBATE NA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1580-1598.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1580-1598.

O currículo tem que ser um instrumento ancorado na contemporaneidade; do contrário estaria obsoleto e caduco. As coordenadas de espaço e tempo vêm unidas a outras vinculadas ao social e tecnológico. Na atualidade, a sociedade muda constantemente e o currículo deve dar respostas a estas realidades emergidas e emergentes. Mais o matiz tecnológico domina tudo, já que o currículo negado se apodera do processo e se considera à corresponsabilidade como um fato no processo da Educação Primária. No contexto de Andaluzia (Espanha) se ensina uma matéria com um caráter marcadamente tecnológico: ‘Cultura e prática digital’. Com sua experiência formativa o aluno não pode dizer que não aprendeu, pois o professor não ensina os conteúdos na aula. Agora falaremos de corresponsabilidade, de curiosidade e motivação como eixo do processo e da aprendizagem social em rede.

Palavras-chave : Curriculum; Sociedade; Tecnologia; Cultura digital.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )