SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4CURRÍCULO Y EDUCACIÓN, SOCIEDAD Y TECNOLOGÍA. IDEAS PARA INICIAR UN DEBATE EN EDUCACIÓN PRIMARIA“CINECONVERSACIONES” Y FABULACIONES CURRICULARES: EL USO DE PELÍCULAS Y EL PODER DE LAS CONVERSACIONES COMO METODOLOGÍA DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

PESSOA, Valda Inês Fontenele  y  LOURETO, Márcia Barroso. NARRATIVA DE UM PROFESSOR HUNI KUIN: A CONDIÇÃO DE SER O “OUTRO” NA ESCOLA DA CIDADE. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1599-1622.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1599-1622.

O artigo é fruto das discussões realizadas no Laboratório de interculturalidade - Labinter/UFAC, a partir da narrativa de José Domingos Kaxinawá, originário dos povos Huni Kuin do Rio Envira - Acre. O objetivo foi analisar fatores emergidos na narrativa sobre a trajetória de formação. Problematizar os fatores de formação que proporcionaram a visibilidade ao indígena norteou a análise. A coleta da narrativa aconteceu por meio de atividades avaliativas de disciplinas universitárias, denominadas história de vida/vida escolar. Foi estabelecido diálogo com Bauman (2005), Santos (2010), Goody (2012), Veiga-Neto (2003) e Candau (2012), e com outros autores que tematizam questões indígenas; a supremacia da Língua Portuguesa e a territorialidade indígena. O indígena é o “outro” na escola da cidade, tendo que silenciar a sua cultura para se manter estudando e prosseguir nos segmentos da Educação Básica e superior.

Palabras clave : Trajetória; Huni Kuin; Escola; Interculturalidade; Silenciamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )