SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4NARRATIVE OF A HUNI KUIN TEACHER: THE CONDITION OF BEING THE “OTHER” IN THE CITY SCHOOLTHE IMPACTS OF THE BRAZILIAN COMMON CORE IN THE CONSTRUCTION OF THE CURRICULUM FOR THE CITY OF PIRACICABA SÃO PAULO BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

MENDONCA, Rosa Helena de; SANTOS, Joana Ribeiro dos; TOJA, Noale  and  MORAIS, Maria. “CINECONVERSAS” E FABULAÇÕES CURRICULANTES: O USO DE FILMES E A POTÊNCIA DAS CONVERSAS COMO METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1623-1644.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1623-1644.

O artigo resulta, na perspectiva dos estudos com os cotidianos, de conversas entre quatro pesquisadoras que, a partir do filme O pagador de promessas (1962), apresentam questões acerca de polifonia cultural, fabulações curriculantes, “potência do falso”, intolerância religiosa, entre outras. As autoras dialogam com as “cineconversas” e os personagens conceituais como elementos da metodologia de pesquisa utilizada para a formação de professores. Como questões sociais se transformam em questões curriculares? De que maneira o uso do cinema na educação possibilita a criação de novas redes educativas, a partir das redes que formamos e nas quais somos formados? Autores como Nietzsche, Deleuze, Certeau, Maturana, Candeau, Alves, Stam, Guéron, para destacar alguns, fundamentam este texto.

Keywords : Currículos; “Cineconversas”; Fabulações; Intolerância religiosa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )