SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4NARRATIVA DE UN PROFESOR HUNI KUNI: LA CONDICIÓN DE SER EL “OTRO” EN LA ESCUELA DE LA CIUDADLOS IMPACTOS DE LA MATRIZ CURRICULAR BRASILEÑA EN LA CONSTRUCCIÓN DEL PROGRAMA DE ESTUDIOS DE LA CIUDAD DE PIRACICABA SÃO PAULO BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

MENDONCA, Rosa Helena de; SANTOS, Joana Ribeiro dos; TOJA, Noale  y  MORAIS, Maria. “CINECONVERSAS” E FABULAÇÕES CURRICULANTES: O USO DE FILMES E A POTÊNCIA DAS CONVERSAS COMO METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1623-1644.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1623-1644.

O artigo resulta, na perspectiva dos estudos com os cotidianos, de conversas entre quatro pesquisadoras que, a partir do filme O pagador de promessas (1962), apresentam questões acerca de polifonia cultural, fabulações curriculantes, “potência do falso”, intolerância religiosa, entre outras. As autoras dialogam com as “cineconversas” e os personagens conceituais como elementos da metodologia de pesquisa utilizada para a formação de professores. Como questões sociais se transformam em questões curriculares? De que maneira o uso do cinema na educação possibilita a criação de novas redes educativas, a partir das redes que formamos e nas quais somos formados? Autores como Nietzsche, Deleuze, Certeau, Maturana, Candeau, Alves, Stam, Guéron, para destacar alguns, fundamentam este texto.

Palabras clave : Currículos; “Cineconversas”; Fabulações; Intolerância religiosa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )