Revista e-Curriculum
On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
FRANCINI, Eduardo Fernando and MORENO-PIZANI, Maria Alejandra. OS IMPACTOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PIRACICABANO. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1645-1667. Epub Jan 20, 2021. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1645-1667.
A BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental foi homologada em 2017 e, com os currículos locais, está sendo implantada nas escolas em 2020. Nossa pergunta principal é: quais os impactos da implantação de uma matriz única para a Educação Básica no contexto local piracicabano? No papel de colaborador externo, acompanhamos os debates promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) que culminaram na elaboração de um currículo para os quase trinta e sete mil alunos da rede. Os efeitos observados constituíram-se novos paradigmas na construção curricular, tendo o aluno (suas habilidades e atitudes) e a resolução de problemas (competências) como centralidade da ação educativa. Aos gestores cabe otimizar o processo de implantação com o uso de tecnologias, alocando recursos de forma eficiente e, principalmente, cuidando das pessoas, dos professores protagonistas que concretizarão tal currículo.
Keywords : Política pública educacional; BNCC; Currículo; Gestão escolar.