SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4“CINECONVERSATIONS” AND CURRICULUM FABULATIONS: THE USE OF FILMS AND THE POWER OF CONVERSATIONS AS A RESEARCH METHODOLOGY IN EDUCATIONCURRICULUM AND IMPLEMENTATION OF THE GEOGRAPHY NCCB IN THE AMAZON CONTEXT: INTERLOCUTIONS FOR THE CONSTRUCTION OF DECOLONIAL PEDAGOGIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

FRANCINI, Eduardo Fernando  and  MORENO-PIZANI, Maria Alejandra. OS IMPACTOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PIRACICABANO. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1645-1667.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1645-1667.

A BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental foi homologada em 2017 e, com os currículos locais, está sendo implantada nas escolas em 2020. Nossa pergunta principal é: quais os impactos da implantação de uma matriz única para a Educação Básica no contexto local piracicabano? No papel de colaborador externo, acompanhamos os debates promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) que culminaram na elaboração de um currículo para os quase trinta e sete mil alunos da rede. Os efeitos observados constituíram-se novos paradigmas na construção curricular, tendo o aluno (suas habilidades e atitudes) e a resolução de problemas (competências) como centralidade da ação educativa. Aos gestores cabe otimizar o processo de implantação com o uso de tecnologias, alocando recursos de forma eficiente e, principalmente, cuidando das pessoas, dos professores protagonistas que concretizarão tal currículo.

Keywords : Política pública educacional; BNCC; Currículo; Gestão escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )