SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4“CINECONVERSAS” E FABULAÇÕES CURRICULANTES: O USO DE FILMES E A POTÊNCIA DAS CONVERSAS COMO METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃOINTERLOCUÇÕES SOBRE CURRÍCULO E A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC DE GEOGRAFIA: BUSCANDO PEDAGOGIAS DECOLONIAIS PARA O CONTEXTO AMAZÔNICO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

FRANCINI, Eduardo Fernando  e  MORENO-PIZANI, Maria Alejandra. OS IMPACTOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PIRACICABANO. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1645-1667.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1645-1667.

A BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental foi homologada em 2017 e, com os currículos locais, está sendo implantada nas escolas em 2020. Nossa pergunta principal é: quais os impactos da implantação de uma matriz única para a Educação Básica no contexto local piracicabano? No papel de colaborador externo, acompanhamos os debates promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) que culminaram na elaboração de um currículo para os quase trinta e sete mil alunos da rede. Os efeitos observados constituíram-se novos paradigmas na construção curricular, tendo o aluno (suas habilidades e atitudes) e a resolução de problemas (competências) como centralidade da ação educativa. Aos gestores cabe otimizar o processo de implantação com o uso de tecnologias, alocando recursos de forma eficiente e, principalmente, cuidando das pessoas, dos professores protagonistas que concretizarão tal currículo.

Palavras-chave : Política pública educacional; BNCC; Currículo; Gestão escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )