SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4THE IMPACTS OF THE BRAZILIAN COMMON CORE IN THE CONSTRUCTION OF THE CURRICULUM FOR THE CITY OF PIRACICABA SÃO PAULO BRAZILPROFESSORALITY: PERSPECTIVES IN FABULATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

DINIZ, Vanessa Lessio  and  MOURA, Osmar Oliveira de. INTERLOCUÇÕES SOBRE CURRÍCULO E A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC DE GEOGRAFIA: BUSCANDO PEDAGOGIAS DECOLONIAIS PARA O CONTEXTO AMAZÔNICO. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1668-1690.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1668-1690.

O presente artigo tem como propósito contribuir para as discussões sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), investigando indícios da colonialidade presente nas interlocuções vivenciadas no Projeto de Extensão “Interlocuções sobre a implementação da BNCC de Geografia: construindo práticas educativas regionais”. Com base na perspectiva pós-crítica e pós-estruturalista da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, compreendemos que a elaboração e a implementação da BNCC estão carregadas de disputas discursivas entre contextos políticos, concepções institucionais e atores sociais envolvidos nesse processo. Metodologicamente, a partir da análise dos enunciados de nossas interlocutoras, constatamos que as pedagogias decoloniais podem construir outras formas de representações, sentidos e saberes geográficos diante dos conteúdos programáticos prescritos nesse documento curricular.

Keywords : Documentos curriculares; Geografia escolar; Interlocuções de saberes; Práticas educativas; Tocantins.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )