SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4CURRÍCULO Y LA IMPLEMENTACIÓN DE LA GEOGRAFÍA BCCN EN EL CONTEXTO AMAZÓNICO: INTERLOCUCIONES PARA LA CONSTRUCCIÓN DE PEDAGOGÍAS DECOLONIALESPOR UNA PEDAGOGÍA CULTURAL: EL CURRÍCULO Y SU RELACIÓN CON LA EDUCACIÓN RIBEIRINHA EN LA AMAZONÍA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

JESUS, Rosane Meire Vieira de  y  CARVALHO, Maria Inez. PROFESSORALIDADE: PERSPECTIVAS EM FABULAÇÃO. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1691-1711.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1691-1711.

Este artigo apresenta um estudo sobre o termo professoralidade, parte do léxico de dois grupos baianos de pesquisa em Educação. Tal termo é investigado com a intenção de compreender como ele tem sido operado conceitualmente nos trabalhos produzidos nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil. A revisão sistemática utiliza, como banco de dados, o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, no espaço temporal de 2010 a 2019. O critério de inclusão do corpus do estudo são dissertações, Trabalhos Finais de Conclusão de Curso (TFCC) e teses de doutoramento, que têm o descritor “professoralidade(s)” no título, resumo e/ou palavras-chave. Assim, são encontrados vinte e dois trabalhos: doze dissertações, seis TFCC e quatro teses. Com a revisão sistemática de literatura, são cartografadas as desconstruções presentes nas perspectivas de professoralidade fabuladas pelos diversos autores.

Palabras clave : Professoralidade; Fabulação; Desconstrução.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )