SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4POR UNA PEDAGOGÍA CULTURAL: EL CURRÍCULO Y SU RELACIÓN CON LA EDUCACIÓN RIBEIRINHA EN LA AMAZONÍAFORMACIÓN DE PROFESORES PARA LA INTEGRACIÓN DE TECNOLOGÍAS DIGITALES AL CURRÍCULO: UNA NARRATIVA Y MUCHAS ACCIONES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

DIAS, Paulo Maria. CULTURA DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EM REDE. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1733-1747.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1733-1747.

No presente texto desenvolvemos uma abordagem de natureza teórica e reflexiva sobre a educação a distância e em rede na sociedade digital contemporânea, tendo como referência inicial o processo de acolhimento enquanto condição para o desenvolvimento da colaboração na aprendizagem, a qual consideramos constituir a expressão central na construção do pensamento para a promoção da cultura de inovação na pedagogia e para a educação a distância e em rede, em particular, na formação ao longo da vida. O nosso objeto é promover a sustentabilidade do pensamento educacional para as cenarizações do futuro. A educação em rede constitui o foco de análise que procuramos desenvolver não só a partir das dimensões do acolhimento, mas também da partilha, da colaboração e da aprendizagem emocional e em rede, nomeadamente para a valorização da cultura de inovação nas comunidades e contextos de aprendizagem na sociedade digital.

Palabras clave : Cultura de inovação; Acolhimento; Educação em rede; Partilha; Colaboração.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )