SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4TEACHER TRAINING TO INTEGRATE DIGITAL TECHNOLOGIES TO THE CURRICULUM: A NARRATIVE AND MANY ACTIONSINTEGRATING TECHNOLOGY, DIGITAL INCLUSION AND HISTORY TEACHING: A HUMANIZING WEB CURRICULUM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SANTOS, Priscila Costa; MATTA, Claudia Eliane da  and  KOWALSKI, Raquel Pasternak Glitz. O PROCESSO DE AUTORIA ACADÊMICA APOIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE WEB CURRÍCULOS. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1771-1790.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1771-1790.

Neste artigo buscamos promover a reflexão sobre as contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação no processo de constituição da autoria acadêmica, por meio da identificação dos desafios no processo de escrita de estudantes de graduação em vias a contribuir para o desenvolvimento de web currículos. Esta pesquisa, de método quantitativo, foi composta por uma amostra de 117 discentes de graduação. Os resultados mostram que as tecnologias digitais da informação e comunicação que podem fornecer suporte ao processo de autoria acadêmica são aquelas que valorizam a colaboração e coautoria, permitem o uso realidade aumentada e jogos para desenvolver habilidades de escrita. Desta forma, as contribuições provindas da relação entre tecnologias digitais da informação e comunicação e autoria acadêmica podem ser potencializadoras de web currículos.

Keywords : Autoria acadêmica; Escrita científica; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC); Web Currículo; Currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )