SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4FORMACIÓN DE PROFESORES PARA LA INTEGRACIÓN DE TECNOLOGÍAS DIGITALES AL CURRÍCULO: UNA NARRATIVA Y MUCHAS ACCIONESINTEGRANDO TECNOLOGÍA, INCLUSIÓN DIGITAL Y ENSEÑANZA DE HISTORIA: UN WEB CURRICULUM HUMANIZADOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SANTOS, Priscila Costa; MATTA, Claudia Eliane da  y  KOWALSKI, Raquel Pasternak Glitz. O PROCESSO DE AUTORIA ACADÊMICA APOIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE WEB CURRÍCULOS. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1771-1790.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1771-1790.

Neste artigo buscamos promover a reflexão sobre as contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação no processo de constituição da autoria acadêmica, por meio da identificação dos desafios no processo de escrita de estudantes de graduação em vias a contribuir para o desenvolvimento de web currículos. Esta pesquisa, de método quantitativo, foi composta por uma amostra de 117 discentes de graduação. Os resultados mostram que as tecnologias digitais da informação e comunicação que podem fornecer suporte ao processo de autoria acadêmica são aquelas que valorizam a colaboração e coautoria, permitem o uso realidade aumentada e jogos para desenvolver habilidades de escrita. Desta forma, as contribuições provindas da relação entre tecnologias digitais da informação e comunicação e autoria acadêmica podem ser potencializadoras de web currículos.

Palabras clave : Autoria acadêmica; Escrita científica; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC); Web Currículo; Currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )