SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO: UMA NARRATIVA E MUITAS AÇÕESINTEGRANDO TECNOLOGIA, CIBERESPAÇO E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE UM WEB CURRÍCULO HUMANIZADOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SANTOS, Priscila Costa; MATTA, Claudia Eliane da  e  KOWALSKI, Raquel Pasternak Glitz. O PROCESSO DE AUTORIA ACADÊMICA APOIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE WEB CURRÍCULOS. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1771-1790.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1771-1790.

Neste artigo buscamos promover a reflexão sobre as contribuições das tecnologias digitais da informação e comunicação no processo de constituição da autoria acadêmica, por meio da identificação dos desafios no processo de escrita de estudantes de graduação em vias a contribuir para o desenvolvimento de web currículos. Esta pesquisa, de método quantitativo, foi composta por uma amostra de 117 discentes de graduação. Os resultados mostram que as tecnologias digitais da informação e comunicação que podem fornecer suporte ao processo de autoria acadêmica são aquelas que valorizam a colaboração e coautoria, permitem o uso realidade aumentada e jogos para desenvolver habilidades de escrita. Desta forma, as contribuições provindas da relação entre tecnologias digitais da informação e comunicação e autoria acadêmica podem ser potencializadoras de web currículos.

Palavras-chave : Autoria acadêmica; Escrita científica; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC); Web Currículo; Currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )