SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4THE ACADEMIC AUTHORIZATION PROCESS SUPPORTED BY DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN THE DEVELOPMENT OF WEB CURRICULUMRELEVANT ISSUES FOR TEACHER EDUCATION IN DIGITAL CULTURE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

TAMANINI, Paulo Augusto  and  SOUZA, Maria do Socorro. INTEGRANDO TECNOLOGIA, CIBERESPAÇO E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE UM WEB CURRÍCULO HUMANIZADOR. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1791-1814.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1791-1814.

O artigo visa discutir a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação ao ensino de História para pensar um web currículo de caráter humanizador para essa disciplina. Baseado em Freire e Bakhtin, o texto aborda a educação libertadora e dialógica como meio de humanizar a relação entre educador, educando e tecnologia. Discute estratégias para integrar as tecnologias ao ensino de História, para propiciar a inclusão digital do aluno e, desse modo, o uso crítico e criativo dessas tecnologias, via diálogo. O Portal de História, produto de um estudo bibliográfico e de campo realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da UFERSA, comprova ser possível integrar o ensino de História às tecnologias, via um web currículo próximo da realidade da escola, que contribua para a inclusão digital do aluno e para torná-lo sujeito do seu devir.

Keywords : Integração; Inclusão digital; Ensino de História; Web currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )