SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4O PROCESSO DE AUTORIA ACADÊMICA APOIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE WEB CURRÍCULOSELEMENTOS RELEVANTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CULTURA DIGITAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

TAMANINI, Paulo Augusto  e  SOUZA, Maria do Socorro. INTEGRANDO TECNOLOGIA, CIBERESPAÇO E ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA DE UM WEB CURRÍCULO HUMANIZADOR. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1791-1814.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1791-1814.

O artigo visa discutir a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação ao ensino de História para pensar um web currículo de caráter humanizador para essa disciplina. Baseado em Freire e Bakhtin, o texto aborda a educação libertadora e dialógica como meio de humanizar a relação entre educador, educando e tecnologia. Discute estratégias para integrar as tecnologias ao ensino de História, para propiciar a inclusão digital do aluno e, desse modo, o uso crítico e criativo dessas tecnologias, via diálogo. O Portal de História, produto de um estudo bibliográfico e de campo realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da UFERSA, comprova ser possível integrar o ensino de História às tecnologias, via um web currículo próximo da realidade da escola, que contribua para a inclusão digital do aluno e para torná-lo sujeito do seu devir.

Palavras-chave : Integração; Inclusão digital; Ensino de História; Web currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )