SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4INTEGRATING TECHNOLOGY, DIGITAL INCLUSION AND HISTORY TEACHING: A HUMANIZING WEB CURRICULUMSHARING CLASSROM EXPERIENCES ONLINE FOR PROFESSIONAL DEVELOPMENT IN EDUCATION OF FACULTY MEMBERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

KOERICH, Vania Amélia Miranda  and  LAPA, Andrea Brandão. ELEMENTOS RELEVANTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CULTURA DIGITAL. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1815-1834.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1815-1834.

O artigo trata da análise de um processo formativo de professores, realizado por uma abordagem mídia-educativa que defende a apropriação crítica e criativa das mídias. A pesquisa foi conduzida com uma análise qualitativa em um estudo de caso da experiência de alguns professores com integração de redes sociais no ensino fundamental público. Teve como objetivo identificar fatores e circunstâncias relevantes para a formação de professores. O trabalho permitiu uma reflexão sobre desafios e oportunidades identificados nesta experiência. Os resultados apontam alguns elementos relevantes como os fatores ‘postura de professor-pesquisador’ e ‘postura de aprendiz permanente’, e as circunstâncias ‘apoio da universidade’, ‘apoio entre pares’ e ‘apoio da escola’.

Keywords : Mídia-educação; Integração de tecnologias na educação; Formação de professores; Professor-pesquisador.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )