SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4INTEGRANDO TECNOLOGÍA, INCLUSIÓN DIGITAL Y ENSEÑANZA DE HISTORIA: UN WEB CURRICULUM HUMANIZADORCOMPARTIENDO EXPERIENCIAS ONLINE PARA EL DESARROLLO PROFESIONAL DE LA ENSEÑANZA DE PROFESORES UNIVERSITARIOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

KOERICH, Vania Amélia Miranda  y  LAPA, Andrea Brandão. ELEMENTOS RELEVANTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CULTURA DIGITAL. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1815-1834.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1815-1834.

O artigo trata da análise de um processo formativo de professores, realizado por uma abordagem mídia-educativa que defende a apropriação crítica e criativa das mídias. A pesquisa foi conduzida com uma análise qualitativa em um estudo de caso da experiência de alguns professores com integração de redes sociais no ensino fundamental público. Teve como objetivo identificar fatores e circunstâncias relevantes para a formação de professores. O trabalho permitiu uma reflexão sobre desafios e oportunidades identificados nesta experiência. Os resultados apontam alguns elementos relevantes como os fatores ‘postura de professor-pesquisador’ e ‘postura de aprendiz permanente’, e as circunstâncias ‘apoio da universidade’, ‘apoio entre pares’ e ‘apoio da escola’.

Palabras clave : Mídia-educação; Integração de tecnologias na educação; Formação de professores; Professor-pesquisador.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )