SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4RELEVANT ISSUES FOR TEACHER EDUCATION IN DIGITAL CULTUREVIDEOGAMES WITH EXERGAMES AS A POSSIBILITY OF TEACHER ACTION IN DIGITAL CULTURE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

MEYER, Patricia  and  VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos. COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS ONLINE EM PROL DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1835-1856.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1835-1856.

Este estudo analisa como o compartilhamento de experiências de sala de aula, entre professores universitários, por meio da Internet, pode potencializar o desenvolvimento profissional docente e atuar como elemento favorável ao desenvolvimento do currículo em cursos de graduação. O estudo, do tipo grounded theory, compreendeu a aplicação de entrevistas abertas com 32 professores universitários. Eles reconhecem a contribuição do compartilhamento de experiências para o desenvolvimento profissional docente e valorizam sua operacionalidade por meio de digital storytelling, desde que sejam respeitados os fatores que tornam esta prática confortável. As narrativas digitais potencializam o desenvolvimento profissional, influenciam a dimensão pessoal e colaboram para a efetivação de objetivos de aprendizagem de diferentes componentes curriculares presentes em projetos pedagógicos de cursos de graduação.

Keywords : Graduação; Desenvolvimento profissional; Formação docente; Professor universitário.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )