SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4ELEMENTOS RELEVANTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CULTURA DIGITALEXERGAMES COMO POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DA DOCÊNCIA NA CULTURA DIGITAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

MEYER, Patricia  e  VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos. COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS ONLINE EM PROL DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1835-1856.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1835-1856.

Este estudo analisa como o compartilhamento de experiências de sala de aula, entre professores universitários, por meio da Internet, pode potencializar o desenvolvimento profissional docente e atuar como elemento favorável ao desenvolvimento do currículo em cursos de graduação. O estudo, do tipo grounded theory, compreendeu a aplicação de entrevistas abertas com 32 professores universitários. Eles reconhecem a contribuição do compartilhamento de experiências para o desenvolvimento profissional docente e valorizam sua operacionalidade por meio de digital storytelling, desde que sejam respeitados os fatores que tornam esta prática confortável. As narrativas digitais potencializam o desenvolvimento profissional, influenciam a dimensão pessoal e colaboram para a efetivação de objetivos de aprendizagem de diferentes componentes curriculares presentes em projetos pedagógicos de cursos de graduação.

Palavras-chave : Graduação; Desenvolvimento profissional; Formação docente; Professor universitário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )