SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4COMPARTIENDO EXPERIENCIAS ONLINE PARA EL DESARROLLO PROFESIONAL DE LA ENSEÑANZA DE PROFESORES UNIVERSITARIOSFORMACIÓN DEL PROFESORADO /DE EDUCACIÓN BÁSICA DESDE LA PERSPECTIVA DEL APRENDIZAJE CREATIVO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

LIMA, Marcio Roberto de. EXERGAMES COMO POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DA DOCÊNCIA NA CULTURA DIGITAL. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1857-1878.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1857-1878.

A Pesquisa-Ação aqui sintetizada discute a incorporação pedagógica de exergames (EXG) nas aulas de Educação Física Escolar (EFE) de uma escola pública urbana. Contando com a colaboração de um professor do Ensino Médio, o estudo objetivou identificar e discutir ressignificações da ação docente a partir da adoção dos EXG nas aulas. A pesquisa teve como instrumentos de geração de dados observações de campo e uma entrevista semiestruturada com o professor colaborador. Com o auxílio do software ATLAS.ti, esses dados foram estruturados e submetidos a uma Análise de Conteúdo (AC). A experiência foi sinalizada como um encontro fértil entre as práticas da EFE e a cultura digital, consolidando uma participação discente maior nas aulas e uma expansão das vivências corporais na unidade curricular. As limitações identificadas foram associadas às restrições do tempo e espaço escolares para as práticas corporais e à precariedade de infraestrutura material para as aulas. Inferiu-se que, aliado à necessidade de formação continuada do professor, o processo de desenvolvimento da cultura digital escolar transcende a presença de tecnologias e precisa ser balizado por discussões éticas que favoreçam a formação da cidadania na cultura contemporânea.

Palabras clave : Exergames; Educação física escolar; Docência; Cultura digital; ATLAS.ti.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )