SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4VIDEOJUEGOS CON EXERGAMES COMO POSIBILIDAD DE FORMACIÓN DE SIGNIFICADOS PARA LA ENSEÑANZA EN LA CULTURA DIGITALY SACÚDETE EL POLVO: HACIENDO EL CURRÍCULO MOVERSE EN COMPOSICIÓN CON IMÁGENES CINEMATROGRÁFICAS Y CON PROFESORAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SOARES, Elisabete Aparecida Alves; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito  y  DIAS, Fátima Aparecida da Silva. FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM CRIATIVA. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1879-1894.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1879-1894.

Este trabalho objetiva analisar o impacto das ações da Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado de Educação do Paraná, entre 2016 e 2018, à luz do conceito Aprendizagem Criativa e da teoria dos 4 Ps. Também se pauta no modelo teórico Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), que sistematiza a intersecção entre conhecimentos pedagógicos, de conteúdo e tecnológicos necessários a uma ação docente integrada à tecnologia. A metodologia qualitativa envolveu a descrição de um processo formativo de professores do estado do Paraná. Os dados foram coletados ao término do curso. A observação da formação continuada dos professores, abordando metodologias ativas, demonstrou dificuldade em aproximar tais metodologias dos conteúdos curriculares, assim como a complexidade de se implementar práticas inovadoras numa cultura escolar alicerçada por práticas tradicionais.

Palabras clave : Formação Continuada; Aprendizagem Criativa; TPACK; Currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )