SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4TEACHER TRAINING OF BASIC EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF CREATIVE LEARNINGCURRICULUM SOCIOLOGY AND THE POLITICAL FIGHT FOR ETHNIC-RACIAL DIVERSITY IN MIDDLE SCHOOL: BNCC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SILVA, Sandra Kretli da  and  PARAISO, Marlucy Alves. E SACODE A POEIRA: FAZENDO O CURRÍCULO EMBALANÇAR EM COMPOSIÇÃO COM IMAGENS CINEMATOGRÁFICAS E PROFESSORAS. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1895-1914.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1895-1914.

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que consistiu na realização de encontros com professoras de dois centros municipais de educação infantil, localizados na capital do Espírito Santo, Vitória, para pensar a força das imagens cinematográficas como disparadoras de redes de conversações que proporcionam a criação de linhas de vida para a escola. Como metodologia, a pesquisa utilizou as imagens-cinema e as redes de conversações para tecer as combinações que fazem os currículos embalançar na escola. Argumenta que os encontros com as imagens cinematográficas seguidos de redes de conversações propiciam a expansão de forças intensivas, a experimentação e a exploração do impensável para os currículos e para as infâncias, gerando possibilidades de ação das professoras.

Keywords : Redes de conversações; Imagens cinematográficas; Currículos; Formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )