SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4FORMACIÓN DEL PROFESORADO /DE EDUCACIÓN BÁSICA DESDE LA PERSPECTIVA DEL APRENDIZAJE CREATIVOEL CURRÍCULO DE LA SOCIOLOGÍA Y LA LUCHA POLÍTICA PARA LA DIVERSIDAD ÉTNICO-RACIAL EN LA ESCUELA SECUNDARIA: BNCC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SILVA, Sandra Kretli da  y  PARAISO, Marlucy Alves. E SACODE A POEIRA: FAZENDO O CURRÍCULO EMBALANÇAR EM COMPOSIÇÃO COM IMAGENS CINEMATOGRÁFICAS E PROFESSORAS. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1895-1914.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1895-1914.

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que consistiu na realização de encontros com professoras de dois centros municipais de educação infantil, localizados na capital do Espírito Santo, Vitória, para pensar a força das imagens cinematográficas como disparadoras de redes de conversações que proporcionam a criação de linhas de vida para a escola. Como metodologia, a pesquisa utilizou as imagens-cinema e as redes de conversações para tecer as combinações que fazem os currículos embalançar na escola. Argumenta que os encontros com as imagens cinematográficas seguidos de redes de conversações propiciam a expansão de forças intensivas, a experimentação e a exploração do impensável para os currículos e para as infâncias, gerando possibilidades de ação das professoras.

Palabras clave : Redes de conversações; Imagens cinematográficas; Currículos; Formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )