SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4AND DUST ITSELF OFF: MAKING THE CURRICULUM MOVE IN COMPOSITION WITH CINEMATOGRAPHIC IMAGES AND TEACHERSCULTURE, DIVERSITY AND GUIDELINESS FOR INDIGENOUS SCHOOL EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SILVA, Lady Daiana Oliveira da  and  MOREIRA, Núbia Regina. O CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA E A LUTA POLÍTICA PELA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO MÉDIO: BNCC. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1915-1933.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1915-1933.

Este artigo é o resultado de uma pesquisa que investigou a luta política pela legitimação/significação da disciplina Sociologia e sua potência para pensar as diversidades étnico-raciais na política curricular para o Ensino Médio a partir do documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este estudo está pautado pelas contribuições teórico-metodológicas da Teoria do Discurso, proposta por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, e seus interlocutores no campo do currículo no Brasil. Pondera que é importante pensar para além de tentativas de fixações de bases curriculares, uma vez que são possíveis diferentes negociações de sentidos que produzem traduções constantes no texto curricular. Assume que as diversidades étnico-raciais e a Sociologia escolar constituem arenas disputadas, pois, os efeitos de fixação são resultantes das articulações políticas que propiciam modificações nos documentos oficiais.

Keywords : Currículo; Relações Étnico-Raciais; Sociologia; Teoria do Discurso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )