SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Y SACÚDETE EL POLVO: HACIENDO EL CURRÍCULO MOVERSE EN COMPOSICIÓN CON IMÁGENES CINEMATROGRÁFICAS Y CON PROFESORASCULTURA, DIVERSIDAD E LAS DIRECTRICES PARA EDUCACIÓN ESCOLAR INDÍGENA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SILVA, Lady Daiana Oliveira da  y  MOREIRA, Núbia Regina. O CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA E A LUTA POLÍTICA PELA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO MÉDIO: BNCC. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1915-1933.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1915-1933.

Este artigo é o resultado de uma pesquisa que investigou a luta política pela legitimação/significação da disciplina Sociologia e sua potência para pensar as diversidades étnico-raciais na política curricular para o Ensino Médio a partir do documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este estudo está pautado pelas contribuições teórico-metodológicas da Teoria do Discurso, proposta por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, e seus interlocutores no campo do currículo no Brasil. Pondera que é importante pensar para além de tentativas de fixações de bases curriculares, uma vez que são possíveis diferentes negociações de sentidos que produzem traduções constantes no texto curricular. Assume que as diversidades étnico-raciais e a Sociologia escolar constituem arenas disputadas, pois, os efeitos de fixação são resultantes das articulações políticas que propiciam modificações nos documentos oficiais.

Palabras clave : Currículo; Relações Étnico-Raciais; Sociologia; Teoria do Discurso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )