SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4E SACODE A POEIRA: FAZENDO O CURRÍCULO EMBALANÇAR EM COMPOSIÇÃO COM IMAGENS CINEMATOGRÁFICAS E PROFESSORASCULTURA, DIVERSIDADE E DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SILVA, Lady Daiana Oliveira da  e  MOREIRA, Núbia Regina. O CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA E A LUTA POLÍTICA PELA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO MÉDIO: BNCC. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1915-1933.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1915-1933.

Este artigo é o resultado de uma pesquisa que investigou a luta política pela legitimação/significação da disciplina Sociologia e sua potência para pensar as diversidades étnico-raciais na política curricular para o Ensino Médio a partir do documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este estudo está pautado pelas contribuições teórico-metodológicas da Teoria do Discurso, proposta por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, e seus interlocutores no campo do currículo no Brasil. Pondera que é importante pensar para além de tentativas de fixações de bases curriculares, uma vez que são possíveis diferentes negociações de sentidos que produzem traduções constantes no texto curricular. Assume que as diversidades étnico-raciais e a Sociologia escolar constituem arenas disputadas, pois, os efeitos de fixação são resultantes das articulações políticas que propiciam modificações nos documentos oficiais.

Palavras-chave : Currículo; Relações Étnico-Raciais; Sociologia; Teoria do Discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )