SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4EL CURRÍCULO DE LA SOCIOLOGÍA Y LA LUCHA POLÍTICA PARA LA DIVERSIDAD ÉTNICO-RACIAL EN LA ESCUELA SECUNDARIA: BNCCACCIONES EDUCATIVAS EXITOSAS EN GOIÁS: PRÁCTICAS CURRICULARES INNOVADORAS PARA LA CONTEMPORANEIDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

NASCIMENTO, Maria Rosemi Araujo do. CULTURA, DIVERSIDADE E DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1934-1956.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1934-1956.

Este artigo trata de concepções de Cultura, Diversidade e Educação Escolar Indígena. Também descreve acerca da Legislação da Educação Escolar Indígena e os avanços nas duas últimas décadas. É um recorte da tese “Formação de Professores e Currículo: uma prática em Ciências da Natureza para a diversidade com alunos indígenas em escola não indígena na cidade de Manaus”, cujo objetivo foi analisar a prática do ensino do componente curricular Ciências da Natureza para indígenas inseridos em escolas não indígenas. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa. A metodologia contempla observação direta, caminhada pedagógica, observação sistemática não participante, aula compartilhada, questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados apresentaram invisibilidade dos alunos indígenas no currículo e ensino de Ciências da Natureza descontextualizado da cultura indígena, que não é contemplada nas práticas pedagógicas.

Palabras clave : Cultura; Diversidade; Educação Escolar Indígena.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )