SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4CULTURE, DIVERSITY AND GUIDELINESS FOR INDIGENOUS SCHOOL EDUCATIONMETHODOLOGICAL STRATEGIES IN THE CONTEXT OF SOCIOEDUCATIONAL MESURES: MAPPING IN BRAZILIAN THESIS AND DISSERTATIONS (2003-2017) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

GABASSA, Vanessa. ATUAÇÕES EDUCATIVAS DE ÊXITO EM GOIÁS: PRÁTICAS CURRICULARES INOVADORAS PARA A CONTEMPORANEIDADE. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1957-1979.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1957-1979.

O presente artigo objetiva enunciar novas perspectivas pedagógicas que podem contribuir para o avanço das práticas curriculares e também da formação e atuação de professores (as), tendo como referência uma educação democrática e humanizadora. Por meio da exposição de parte dos resultados de uma pesquisa realizada no Estado de Goiás (2014-2018), a partir da qual se deu o desenvolvimento de atuações educativas de êxito em instituições de educação básica públicas, apresenta-se para a discussão os impactos dessas atuações, percebidos pelos sujeitos envolvidos no processo. Os resultados dizem respeito, sobretudo, à melhoria da aprendizagem de conteúdos escolares por parte dos estudantes e da convivência respeitosa entre eles. Embora não sejam conclusivos, como é próprio da ciência, outros estudos, como acompanhamentos longitudinais, comparativos e de avaliação, podem contribuir para dar-se continuidade ao diálogo.

Keywords : Atuações Educativas; Práticas Curriculares; Aprendizagem Dialógica; Ensino; Currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )