SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4CULTURA, DIVERSIDAD E LAS DIRECTRICES PARA EDUCACIÓN ESCOLAR INDÍGENAESTRATEGIAS METODOLÓGICAS EN EL CONTEXTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: MAPEO EN TESIS Y DISERTACIONES BRASILEÑAS (2003-2017) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

GABASSA, Vanessa. ATUAÇÕES EDUCATIVAS DE ÊXITO EM GOIÁS: PRÁTICAS CURRICULARES INOVADORAS PARA A CONTEMPORANEIDADE. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1957-1979.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1957-1979.

O presente artigo objetiva enunciar novas perspectivas pedagógicas que podem contribuir para o avanço das práticas curriculares e também da formação e atuação de professores (as), tendo como referência uma educação democrática e humanizadora. Por meio da exposição de parte dos resultados de uma pesquisa realizada no Estado de Goiás (2014-2018), a partir da qual se deu o desenvolvimento de atuações educativas de êxito em instituições de educação básica públicas, apresenta-se para a discussão os impactos dessas atuações, percebidos pelos sujeitos envolvidos no processo. Os resultados dizem respeito, sobretudo, à melhoria da aprendizagem de conteúdos escolares por parte dos estudantes e da convivência respeitosa entre eles. Embora não sejam conclusivos, como é próprio da ciência, outros estudos, como acompanhamentos longitudinais, comparativos e de avaliação, podem contribuir para dar-se continuidade ao diálogo.

Palabras clave : Atuações Educativas; Práticas Curriculares; Aprendizagem Dialógica; Ensino; Currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )