SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4ACCIONES EDUCATIVAS EXITOSAS EN GOIÁS: PRÁCTICAS CURRICULARES INNOVADORAS PARA LA CONTEMPORANEIDADLA ENSEÑANZA DE LEGISLACIÓN EN CURSOS DE MEDICINA VETERINARIA: ANÁLISIS CURRICULARES DE UNIVERSIDADES FEDERALES BRASILEÑAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

LEAL, Igor Gabriel; FERNANDES, Jarina Rodrigues  y  ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO CONTEXTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: MAPEAMENTO EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS (2003-2017). e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.1980-2007.  Epub 20-Ene-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1980-2007.

O objetivo deste trabalho é mapear, em teses e dissertações brasileiras, estratégias metodológicas utilizadas junto a adolescentes que cometeram atos infracionais e frequentam programas de medidas socioeducativas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica que permitiu identificar 34 trabalhos, categorizados em torno de cinco eixos: Abordagens/técnicas voltadas ao conhecimento de si (7); Educação profissional (1); Esporte e Lazer (2); Artes e Comunicação (13) e Metodologias colaborativas/interdisciplinares (11). As pesquisas indicam limites e positividades das estratégias metodológicas utilizadas, com maior adesão dos adolescentes, quando proporcionam diálogo com suas trajetórias; apropriação de conhecimentos valorizados; resolução de problemas e transformação da realidade. Apontam o despropósito do confinamento dos adolescentes e da ausência de políticas de Estado.

Palabras clave : Adolescente; Adolescente em conflito com a lei; Prisão de jovens; Medidas socioeducativas; Estratégias metodológicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )