SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4THE TEACHING OF LEGISLATION IN VETERINARY MEDICINE COURSES: CURRICULAR ANALYSIS OF BRAZILIAN FEDERAL UNIVERSITIESFERRY SCHOOL: FULL-TIME EDUCATION IN A SCHOOL LOCATED IN THE FIELD IN HUMAITÁ IN THE STATE OF AMAZONAS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

PINHEIRO, Lucineide Machado. A (IN)DEFINIÇÃO DO PAPEL DO PROFESSOR REGENTE E DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL NA ESCOLA “INCLUSIVA”: ENTRE ZONAS DE CONFLITO E POSSIBILIDADES DE COLABORAÇÃO. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.4, pp.2029-2051.  Epub Jan 20, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p2029-2051.

Este artigo analisa a atuação do professor regente e do intérprete educacional na inclusão escolar do aluno surdo, representação que se mostra indefinida e controversa, o que resulta em conflitos no processo de ensino-aprendizagem. Apoiado na Teoria Sócio-Histórico-Cultural de Vygotsky (1924-1934), este trabalho se encontra ancorado na Metodologia da Pesquisa Crítica de Colaboração (MAGALHÃES, 2006) e no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006). Os dados foram produzidos em uma escola comum que tem alunos surdos matriculados, por meio da observação videogravada das aulas de Língua Portuguesa, sessões reflexivas e entrevista com os participantes. Os resultados apontam zonas de conflito no campo de atuação do professor e do intérprete devido às lacunas na formação desses profissionais que, somadas a outros fatores, contribuem para uma inclusão-excludente e sinalizam a necessidade de um trabalho colaborativo, de modo a proporcionar educação de qualidade.

Keywords : Inclusão; Alunos Surdos; Colaboração; Professor Regente; Intérprete de Libras.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )